Não entendo quase nada do que meu filho de 2 anos fala. O que posso fazer?

Crianças de 2 anos são bem diferentes umas das outras em relação ao quanto elas conseguem falar e ao quanto se entende do que elas dizem. Em geral, você deve conseguir entender cerca de metade do que seu filho diz. 

Se parecer que ele está no caminho certo para o desenvolvimento normal da fala, não é preciso encorajar uma fala mais clara, mas sim o desenvolvimento geral dela. A articulação vem naturalmente, conforme as habilidades de linguagem da criança amadurecem. 

Na maioria das crianças a capacidade de elaboração de ideias é muito superior à capacidade de articular as palavras para expressá-las. 

Naquelas horas em que você não entende absolutamente nada do que seu filho disse, tente descobrir sem deixá-lo muito nervoso. Não diga simplesmente: "Não estou entendendo nada". Isso fará com que a criança se sinta frustrada. 

Se ela estiver pedindo algo, tente adivinhar -- "Você quer o caminhão?". Se você ainda assim não conseguir entendê-la, peça a ela que aponte para o objeto desejado. Cuidado para não a pressionar nem demonstrar sua preocupação ou decepção com a falta de clareza. 

Para ajudar seu filho a falar melhor, pronuncie cada palavra com cuidado quando você conversar com ele. Quando ele apontar para objetos, diga o nome deles e faça-o repetir a palavra. Ou então aponte para alguma coisa e pergunte o que é, e diga a resposta depois de uma breve pausa. 

É muito comum que crianças de 2 anos pronunciem a palavra de um jeito errado, trocando um som ou sílaba por outro (como "chuco" em vez de "suco"), por exemplo.

Vale lembrar que todo o aprendizado da criança se baseia na repetição e na imitação dos adultos. Falar corretamente com a criança, sem os vícios comuns da fala infantil, é um ótimo modo de ensinar a criança a falar corretamente desde cedo.

Mas, se ainda for difícil entender seu filho quando ele tiver 3 anos, ele pode precisar de sessões de terapia fonoaudiológica, ou ser avaliado para possíveis problemas de audição. Nessa hora, só o médico pode dar a resposta. 


profissionaisweb